sexta-feira, 28 de abril de 2017

Universitário não é gente, e Enem não é de Deus.

   Booom dia,
              Essa aqui é pra vocês ai adolescentes que ficam reclamando do ensino médio, sinceramente vocês ainda irão se arrepender amargamente por isso, não achem que saindo do ensino médio irão entrar num mar de rosas não, um aviso aqui da posterioridade, a vida adulta é um saco ! E essa fase dos 18 anos, é a pior melhor fase da vida !! É como fazer 15 anos, aquele universo novo que todo mundo falava e que nem sempre é tão legal assim. principalmente se você vai pra faculdade por que seus pais (no meu caso PAI) meio que te obrigava. 
               Calma, pera lá também não é assim, eu sempre quis ir pra faculdade, principalmente pra viçosa ( Bem, se você for um puto sortudo da vida que graças ao Destino nasceu na região de Ponte Nova- um mundo perdido aqui na zona da mata mineira e, que só aparece na televisão quando tem rebelião na cadeia ou enchente do rio piranga- provavelmente seu sonho de consumo vai ser ir pra viçosa, a cidade mais civilizada vizinha, é la que fica a Universidade Federal de Viçosa-ufv-). Não que na minha querida Ponte Nova não tenha faculdade, tem duas, mas são particulares e os campus não são lá essas coisas. A graça da universidade é você ir  ficar num alojamento (se você for pobre, rico fica é em repúblicas pagas), ir pra faculdade todo dia, não ter dinheiro pra comprar um café. Meus planos eram esses, e de certa forma ainda são. Só que não saíram assim bem como esperado, ai vai um resuminho da minha vida nos últimos 10 meses, quem, sabe se algum filho de Deus ler isso aqui possa se identificar com alguma coisa.
                  Começando pelo ano passado, lá estava eu superanimada com o terceiro ano até que enfim tchau colégio e principalmente tchau Oratórios ( bem sou de ponte nova, mas como meus pais são muito problemáticos e tinham brigas constantes graças a Jesus eles se separam, e eu por sorte do destino vim parar aqui em oratórios um fim de mundo no meio do mato) e eu deteeeeesto aqui, tá eu sei tô sendo egoísta, eu conheci pessoas incríveis aqui algumas pro lado bom, outras mais pro lado do capeta mesmo, apaixonei por uns idiotas, apaixonei por um não tão idiota assim más que não era apaixonado por mim (uai gente isso acontece) enfim amadureci um pouco ( beeeeeeem pouco mesmo), mas voltando ao assunto, no 3° ano o foco da maioria é estudar pra passar no Enem, e pra você que não é brasileiro e não sabe oque é isso, é uma prova de Deus abençoou que criaram pro pobre ter a chance de entrar na faculdade (digo chance por que falar que o pobre vai "passar" no Enem com o ensino médico do jeito que tá seria muito leviano), mas como o satanás não é satisfeito com nada bom, ele faz questão de fazer a prova pessoalmente e mandar pro mec aplica-la pra gente. 
                E como todo todo adolescente eu me preparava muuuuuuito pra essa prova (embora muiiiiiito de uma garota de 17 anos não seja lá muita coisa) más eu estudava bastante na medida do possível, foi quando no meio do ano surgiu um curso técnico g-r-a-t-u-i-t-o  em administração na cidade vizinha, e eu, muito animada, fui com minhas amigas (Rony, e Tatah) fazer o tal curso, e lá eu conheci um garoto que por sinal é meu namorado agora, ( e pra quem fala que namoro de colégio não dão em nada, vai tudo pra pqp, que o meu vai pra frente sim ) enfim, conheci o garoto e tal, e continuei nessa vida de escola-dormir-tentar estudar pro Enem-dormir de novo-  acordar- e ir pro curso de noite namorar estudar, eu fui la fazer a tal prova diabólica, orei muuuuito no dia,  e voalá, consegui tirar 617,22 de média ( tá, não foi muita coisa más também não foi ruim, meus amigos tiraram 500) pelo menos a minha nota dava pra entrar na faculdade.  
                Entrar na faculdade foi o momento mais difícil da minha vida, só quem passou sabe, más pior do que entrar na faculdade é você sofrer com  a escolha de uma faculdade, que sua nota de corte da pra passar, oque geralmente pra 95% da população brasileira não são muitas as opções (adivinha só, sou parte desses 95%).
                Só que meu problema não era só esse, a escolha da faculdade, claro que eu ficava muito em dúvida tem tantos cursos possíveis, pena que a maioria minha nota não dava tipo Direito, Medicina, engenharia esses treco chic tudo lá, eu estava limitada a escolha de letras, história, secretariado, não que essas profissões não sejam dignas de respeito, todas são essenciais pra sociedade, oque seria de nós sem os matemáticos para criarem aquelas formulas que nenhum filho de Jesus  consegue aprender, mas fala a verdade, quando alguém chega e fala que é um medico da vida dá uma impressão maior né gente ( fazer oque cresci numa sociedade preconceituosa, tem traços disso em mim uai, reclamem com Jeová).
         Também tinha o meu namoro, poxa, eu tava conhecendo um menino legal, companheiro que me apoiava, me fazia rir, me amava e tava bem no inicinho tinha 4 meses de namoro, eu não queria larga isso pra ir pra faculdade em viçosa, ficar la abandonada sem um amigo por perto ( ok, isso é só pra dar enfase a minha escolha, eu até poderia fazer amigos lá) enfim, eu queria investir no namoro e não me arrependo ! foi ai que eu escolhi fazer uma faculdade a distancia (bendito seja quem criou isso) me matriculei em ciências contábeis e to amando o curso ( achava que contabilidade era só contas e mais contas, e eu de matemática sou horrível, mas descobri que não é só isso) o contator é como o médico da empresa, e eu não queria lá a medicina então, arrumei um jeito de ser médica, não cuidarei da saúde corporal da pessoa, mas sim da financeira e cá entre nós, ela afeta tanto quanto a corporal.
                     E quanta coisa mudou nesse meio tempo, e com toda a certeza Universitário não é gente, quanta coisa pra pensar, e a catástrofe começa com a matrícula porque provavelmente (pros brasileiros que fazem Enem) você ou vai pra uma federal ou participa de um programa de bolsa (meu caso Prouni, ou o Sisu) e é uma burocracia danada, só faltam eles pedirem documentos que comprovem que você pode respirar em território brasileiro, tem que ter original, xerox, e certificado de que o original é original. 
                E a gente gasta, como sou muito inteligente escolhi uma faculdade da capital ou seja, ainda tenho que pagar passagem (detalhe não trabalho), foram isso ainda tem que da conta de namorar e se você for cristão igual eu, principalmente de família evangélica você ainda tem que se preocupar em ir pra igreja, agradar a Deus e pensar em salvação.
                Gente desisto, como que pode isso tudo??! não dá pra fazer tudo certinho, ai acaba que você não consegue fazer é nada, você não estuda porque fica com a cabeça no relacionamento, quando não é isso fica pensando que você não ta fazendo nada da vida pra ajudar os outros, ou que você não ta agradando a Deus suficientemente, que você vai acabar estudando quatro anos atoa e, quando acabar, ou vai tá na terceira guerra mundial ou Jesus vai tá voltando, e pra onde vai seus planos de trabalhar e juntar dinheiro pra gastar? Afinal ninguém quer ficar 5 anos estudando pra depois não conseguir nem se sustentar né gente, a gente quer é viajar, ver as coisa bonitas que Deus fez, curti um show de uma Marília Mendonça da vida.
               Tem dias que dá vontade de sair andando, parar numa sorveteria e tomar no mínimo um ponte de 1 litro de açaí, mas ai você lembra que não tem dinheiro pra isso e andar cansa, então o máximo que você vai fazer é assistir uns filmes de 1900 no you tube ou ler um livro de contos de fadas, pra ver se foge um pouco da realidade. Ah e é claro ir pra igreja dia de domingo pra ver se você tem forças pra aguentar mais uma semana!
                      Meu maior arrependimento: Sair do saco escrotal do meu pai e caçar fecundar o óvulo da minha mãe, sinceramente, tinha que ter dado á oportunidade pra algum irmãozinho meu, acho que ele se sairia melhor do que eu concerteza.

                                                                                  
   


Nenhum comentário:

Postar um comentário